Caderno de Bordados - Aula 8 - Página 7



Meninas, chegamos ao nosso último coração. Tudo o que você veio buscar aqui já foi dado. Todos os pontos já foram oferecidos com foto dos passo a passo, as explicações e vocês acompanharam cada etapa. Agora chegamos a sua graduação, vamos fazer este coração sem mostrar os pontos, porque acreditamos que você já tenha todo o material e já sabe como empregar as orientações. Os pontos usados serão: Ponto apanhado, Ponto Haste, Ponto cruz, Rococó, Nó Francês, e Ponto Aresta.
A  escolha da linha é 99 % responsável pela beleza dos pontos e do trabalho final. Eu refiz 3 vezes os nós franceses dos miolos por causa da linha.
Então eu usei linha Torçal mescla (importada) para o trabalho da ' Tela' do centro porque precisa aparecer. Usei linha molinê mescla  dois fios para as rosinhas. Usei Perlê para os nós franceses. Usei molinê dois fios em verde para os detalhes dos galhos e folhinhas. Esta meada que aparece em cima do lado esquerdo é linha comprada da Lúcia Schwerer e eu aconselho adquirir. Elas são ótimas para trabalhar, tem brilho, maciez e são tingidas por ela. Fiz o Laço com esta linha mescla. 
Facebook da Lucia:
https://www.facebook.com/lucia.schwery.3?fref=ts



Muito bem amigas, esta é nossa capa. A menina bordando será a abertura. O Coração 7 o último. 
Isto retratará bem como estávamos no inicio e como finalizamos nosso Caderno.




Vejam que só risquei o coração, não risquei por dentro.
usei caneta que apaga com água, pode usar também a que apaga com calor.



Iniciei pelo trançado do fundo, já que o laço fica por cima, certo? A distância precisa ser pensada direitinho, porque não é uma figura reta, chapada, precisa ser ajustada, por isso, vá aos poucos.



Eu entrei com a linha com nó no avesso, e isso precisa ser feito com muito cuidado, sobre uma mesa, para que não fique repuxado demais nem frouxo. Eu não risquei pra fazer isso, mas se você preferir risque o seu.




Vejam que eu não finalizei o trançado ainda, mas já fui fazendo os pontos de união no centro dos losangos, isso ajuda na marcação. Estes pontos eu fiz um na horizontal e outro na vertical, pegando o tecido porque precisa ficar fixado.




Não se preocupe com o tamanho milimetricamente correto, só maquinas trabalham assim.




Contorno feito também. Usei uma linha torçal rosa e com o ponto Apanhado na diagonal, fixei na volta toda.




Iniciei o laço, com linha mescla perlê fiz primeiro o ponto haste na volta toda do laço, depois com ponto cruz voltamos preenchendo o laço nas partes cheias.



Os galhinhos foram feitos em linha molinê verde clarinho, usei dois fios. O ponto empregado (a foto está de ponta cabeça, e o foco não está bom, desculpem, mas é a única) foi o ponto aresta.


Iniciei pelo trançado do fundo, já que o laço fica por cima, certo? Vejam que o laço tem partes finas e largas, para dar movimento, isso precisa ser obedecido quando for fazer os pontos internos. Depois é fazer com calma e carinho os rococós.
Este coração foi inspirado por um bem semelhante que encontrei na Internet, achei delicado e o incluí para finalizar nosso caderno, pois tem tudo a ver com o objetivo deste trabalho.
Como já foi falado, este trabalho surgiu devido ao esforço e colaboração de um grupo de amigas que pesquisam, informam e incentivam a divulgação dos bordados pela internet.
Se gostou, compartilhe.
Curta a pagina.

Rose Becker
  Voltar para aula anterior                                                              Avançar para a próxima aula   

Um comentário: